O ANO TODO É ROSA – A SBM-RJ E VOCÊ!

Um encontro memorável! A SBM-RJ reuniu, no dia 19/10, diversos representantes, entre médicos, governo, legislativo, ONGs e Grupos de Apoio para, juntos, entenderem as principais necessidades dos pacientes portadores de câncer de mama no Rio de Janeiro e traçarem metas para melhorar o acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama no estado do Rio de Janeiro.

O evento foi realizado online pela plataforma digital via zoom e com transmissão ao vivo pelo Youtube, no canal da SBM Regional Rio https://www.youtube.com/channel/UCa-T-fHJ675h7GVeZmLQvSA e contou com os seguintes participantes: Drs. Rafael, Maria Júlia, Marcelo Bello, Carlos Ruiz, Claudia Lunardi e membros diretoria SBM Rio; e os convidados: Deputada Enfermeira Rejane – Comissão de Defesa dos Diretos das Mulheres na ALERJ, Sra. Penha (Abrace Búzios), Sra. Marcelle (Fundação Laço Rosa), Sra. Solange (Abrapac), Sr. Ernani (Grupo da Fiocruz), Sra. Geny (Amigas da Mama Cabo Frio), Dra. Sabrina Chagas (Papo Rosa), Sra. Ana Cristina (Associação Petropolitana dos Paciente Oncológicos), Dra. Thereza Cypreste (ADAMA), Sra. Michelle (HMK) e Sra. Carolina (Revifé), além da participação de representantes das ONGs Amigas da Mama de Teresópolis,Grupo de estudos e pesquisa em Cuidados paliativos da Fiocruz e Hospital Mário Kroeff.

Com base nas sugestões feitas no evento, três ações começaram a ser implementadas até o momento. São elas:

– Dois membros da SBM RJ passaram a participar da Frente Estadual do Câncer de Mama, coordenado pela Fundação Laço Rosa;

– A SBM-RJ iniciou o trabalho de criação de um selo de apoio às instituições que trabalham com as pacientes de câncer de mama. Ganhará o selo a instituição que se enquadrar nos critérios que serão designados.

– Criação do Curso de Capacitação para Profissionais da área de Saúde Pública para entender o que é urgente e o que não é, priorizando as informações importantes para direcionar melhor a fila de espera do Sisreg. O evento mostrou que um dos motivos do gargalo é a informação disponibilizada no sistema.