Conhecimento científico: Crescimento e qualidade das reuniões científicas bem como das ações para o público em geral ditaram o ritmo de 2020

Mesmo diante de um ano desafiador, a SBM Regional Rio de Janeiro investiu ainda mais no desenvolvimento do conhecimento de excelência para os seus associados. Para isso, durante o ano de 2020 a entidade realizou 13 Reuniões Científicas que abordaram os mais diversos assuntos, como Reconstrução mamária e Radioterapia, Carcinoma Lobular Infiltrante, Plataformas Gênicas e suas aplicabilidades práticas no Brasil, entre outros.

De acordo com a Dra Maria Júlia Calas, vice-Presidente da SBM Rio de Janeiro, o objetivo é sempre promover o conhecimento para os mastologistas e fazer com que eles fiquem atualizados com as últimas novidades e tendências do setor. “A nossa preocupação com o aprimoramento dos mastologistas é constante e por isso no ano passado decidimos trazer temas que geram ainda muitas dúvidas entre os médicos e que possam contribuir com a formação continuada”, afirma a doutora, acrescentando que por conta da pandemia, excepcionalmente, os encontros foram realizados, em sua maioria, de forma on-line.

No entanto, mesmo com esta mudança, as reuniões tiveram uma boa média de audiência, com cerca de 200 visualizações por evento. Além disso, todas foram gravadas e estão disponibilizadas para os associados no site da própria Regional.

Duas dessas reuniões contaram com participação de convidados internacionais da América do norte (EUA): Dra. Heather McArthur, Oncologista, MD e MPH; Dr. Armando Giuliano, Oncologista e Professor Clínico de Cirurgia MD, FACS e FRCSEd; Dra. Zahraa AlHilli, Cirurgiã Geral; Dra. Stephanie Valente, Cirurgiã de Mama e o Dr. Risal Djohan, Cirurgião Plástico.

Para a vice-presidente, foi um ano de muitas mudanças, mas também no qual a entidade inovou e se adaptou em prol dos associados e da população em geral. “O resultado de tamanho esforço não podia ser outro. Fechamos o ano com saldo bem positivo tanto na qualidade quanto no número de reuniões realizadas”, conclui.