Mesmo a distância, estamos juntos!

 

 

 

 

 

 

Amigos e amigas mastologistas,

Há cerca de dois meses, vivemos no Brasil a situação mais singular e difícil do último centenário, sentindo duramente os efeitos da pandemia do COVID-19.

O isolamento social é a principal medida hoje no combate à pandemia. Isso traz reflexos diretos nas relações interpessoais, na economia e no nosso dia a dia de trabalho.

Somos médicos e, pela profissão que amamos e juramento que realizamos, estamos mais expostos. Porém, não podemos abrir mão de nossa proteção. É fundamental que, durante a nossa prática diária, utilizemos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): gorro cirúrgico, máscaras cirúrgicas, máscaras PFF2 (N 95), óculos de proteção, aventais descartáveis de gramatura no mínimo 30, luvas, e, por vezes, face shield.

Precisamos ainda manter a assistência às pacientes em tratamento de câncer de mama ou com quadro de emergência/urgência em Mastologia, pesando o benefício da terapêutica frente aos riscos da exposição ao SARS COV 2. Siga as orientações que a Sociedade Brasileira de Mastologia está emitindo acerca do uso de EPIs e escalonamento da abordagem das pacientes com patologias mamárias.

Pensando na preservação da saúde dos nossos associados e convidados, transferimos para 2021 o maior evento da nossa Regional. O SIM RIO será realizado em Junho de 2021. Tenham certeza de que será um evento de alto nível, digno da nossa Regional e dos nossos membros.

No período de isolamento social, mantemos nossas sessões clínicas exclusivamente via internet. Ampliamos a capacidade de acessos para prestar melhor serviço ao associado, frente ao estrondoso sucesso da primeira sessão completamente virtual. Mesmo a distância, estamos juntos!

Esta tempestade vai passar!

 

Rafael Henrique Szymanski Machado
Presidente da SBM Regional Rio de Janeiro