Uma homenagem ao Dr. Hiram Silveira Lucas Nascimento em 24/03/1937 – Falecimento em 17/09/2020 – 83 anos

Por Dr. Luiz Antonio Lopes Silveira

Nascido em Palmeiras da Serra, Distrito de Engenheiro Paulo de Frontim, no estado do Rio de Janeiro. Filho de Laudelino Lucas e Maria da Glória Silveira Lucas. Fez sua formação primária e o curso médio (científico) no colégio Estadual Monteiro Lobato, na cidade de Taubaté (Estado de São Paulo). Diplomado em Medicina no ano de 1960 pela então Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, atualmente Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
A base de sua formação em Cancerologia foi desenvolvida no Instituto Nacional do Câncer, onde trabalhou no período compreendido entre 1957 e 1980. Em 1968, foi agraciado com a direção do Serviço Nacional de Câncer e do Instituto Nacional do Câncer, além do prêmio Amadeu Fialho pela autoria de “Revisão no Estudo do Sistema Linfático: Algumas Aplicações na Cancerologia”, considerado o melhor trabalho científico apresentado naquele ano.
Em seu currículo há 1.332 títulos, dos quais citaremos alguns: Título de Especialista em Cancerologia (1968), pela Associação Médica Brasileira de Cancerologia, Título em Mastologia (1983,) pela Associação Médica Brasileira. Fez parte do quadro de médicos do “MD Anderson Cancer Institute”, em 1977, e do “Mount Sinai Comprehensive Cancer Center”, no ano de 1992, nos Estados Unidos.
Foi Secretário Geral e Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, quando realizou o 1º Concurso para Concessão do Título de Especialista em Mastologia (TEMa) no Brasil, em convênio com Associação Médica Brasileira, do qual foi Presidente do Conselho de Especialistas e, posteriormente, Diretor Científico. Vice-presidente (três mandatos) e Presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia, quando adquiriu a sede própria em Salvador – Bahia, criando a “Casa do Oncologista Brasileiro”. Dirigiu, durante três mandatos, o Departamento de Cancerologia do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, do qual foi Membro Emérito. Presidente da Associação de Assistência aos Cancerosos do Hospital Mario kroeff. Livre-docente pela Universidade Gama Filho (1999). Professor Titular do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas, onde também atuou como chefe do Departamento de Cirurgia. Membro Titular da Academia Nacional de Medicina e Academia Fluminense de Medicina. Coordenador Acadêmico de Oncologia do Hospital Central do Exército.
Além dos laços familiares, por duas vezes tive a felicidade de poder trabalhar profissionalmente com o primo Hiram. A primeira vez foi em 1968, quando acadêmico de medicina, no terceiro ano, fui convidado, ele (vice-diretor do Hospital Mario Kroeff) a aprender e trabalhar no Hospital. Mais recentemente, ele Diretor, no ano de 2000, fui convidado a chefiar o setor de Mastologia daquele Hospital, até o ano de 2012.
Durante esses períodos pude presenciar sua destreza cirúrgica, estudioso, sempre atualizado, caráter, honestidade. Hoje seus discípulos estão espalhados ao longo desse País, que podem testemunhar.
A vida humana passa, mas o legado fica, de um profissional diferenciado como tantos outros que se dedicaram e viveram para profissão.


Dr. Luiz Antonio Lopes Silveira