SIM RIO 2021 faz história com excelência em duplicidade

Primeira edição realizada 100% online atinge sucesso de público com conteúdo elevado em salas virtuais e interativas

Transformadora. Essa foi a palavra que definiu a 10ª edição do Simpósio Internacional de Mastologia (SIM RIO) que aconteceu entre os dias 24 e 26 de junho deste ano. Isso porque o evento, que há uma década marca o calendário da mastologia nacional, teve sua primeira edição 100% on-line, com área virtual de expositores e duas salas simultâneas com diversas palestras e simpósios ao vivo. Segundo o Presidente da SBM – Regional Rio de Janeiro, Dr. Rafael Henrique Szymanski Machado, este SIM RIO foi desafiador, já que por conta da pandemia o simpósio teve que acontecer virtualmente, mas toda a equipe organizadora conseguiu se superar e se adaptar a esses novos tempos.

Para ele, o esforço para realizar um evento com rico conteúdo programático e que mantivesse a tradição de promover um networking entre os participantes, mesmo sem aquele olho no olho e aperto de mão, foi enorme. “Nos empenhamos, investindo não só em tecnologia, mas, essencialmente, tempo e dedicação para fazer um SIM RIO não só diferente, mas com alto conhecimento de excelência”, ressalta o presidente.

Ele acrescenta ainda que alguns fatores foram fundamentais para o sucesso do simpósio, como: o apoio de toda a diretoria na estruturação do conteúdo programático; a participação dos colegas de todas as regionais da SBM, que se mobilizaram na divulgação para os profissionais da área, e também residentes para trocarem experiências e reciclarem seus conhecimentos; além dos parceiros/patrocinadores que acreditaram no evento.

A Vice-presidente da Regional Rio, Dra. Maria Julia Calas, destaca a programação do evento, que contou com 16 palestrantes internacionais, o maior número de todas as edições, como Dr. Seigo Nakamura do Japão; Dr. Marios Konstantinos da Inglaterra; Dra. Karina Pesce da Argentina, Dra. Gail Lebovic dos EUA, o Dr. Benjamin Anderson dos EUA, entre outros.

Além disso, os principais nomes da mastologia nacional e outras especialidades marcaram presençacomo o Dr. Vilmar Marques – presidente da SBM Nacional; Dr. Afrânio Coelho; Dra. Linei Urban; Dr. Ruffo de Freitas; Dr. Guilherme Novita; Dra Flávia Clímaco, dentre tantos outros especialistas de primeira linha. “Na ocasião, conseguimos fazer uma abordagem ampla sobre o cuidado da saúde da mulher e também da prevenção e tratamento do câncer de mama. Foram temas desde o rastreamento mamográfico, inclusive em pacientes transgêneros, prevenção e manejo no pós-operatório, genética a tendências em oncoplastia, assim como uma visão integrativa do câncer de mama, não esquecendo da saúde mental do profissional, como evitar o Burnout.”, relembra a Dra. Maria Julia.

Ela cita ainda as palestras On Demand com palestrantes internacionais e também o presidente da SBM RIO que ficaram disponíveis durante todos os três dias de evento com temas diversos, como aspectos culturais e desafios do câncer de mama em diferentes países, aspectos oncogenéticos do câncer de mama, cuidados da saúde baseados em valores, dentre outros.

Trabalhos científicos

O SIM RIO também contou com trabalhos científicos importantes. E os 3 melhores foram respectivamente:

1º lugar: Nipple-Sparing Mastectomy in BRCA Mutation Carriers: a Case Series Of 76 Brazilian Patients, de autoria da Dra. Martina Lichtenfels e do Dr. Antônio Luiz Frasson respectivamente de Porto Alegre e São Paulo.

2º lugar: Correlação entre mamografia com contraste e achados histopatológicos de biópsias percutâneas: resultados iniciais, de autoria da Dra Laila Feld, Rio de Janeiro. 

3º lugar: Chemobiogram: In Vitro Breast Cancer Chemoresistance Test, de autoria da Dra. Martina Lichtenfels, Dra. Camila Alves da Silva, Dra. Caroline Brunetto de Farias, Dra. Alessandra Borba Anton de Souza e Dr. Antônio Luiz Frasson, Porto Alegre.

Os inscritos no evento ganharão um bônus: acesso a todas as aulas, simpósios, trabalhos científicos e até mesmo aos expositores até o dia 10/09. “É uma possibilidade dos participantes reverem conteúdo ou até mesmo assistirem àquelas aulas que não tiveram oportunidade durante o evento. O conhecimento não ficou restrito apenas aos dias do evento”, conclui.