Parceria em prol das pacientes

Entidade renova sua participação na Frente Estadual de Combate ao Câncer de Mama

Sempre priorizando a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a qualidade de vida das pacientes com câncer de mama, bem como a melhoria no acesso a todas essas etapas no estado do Rio de Janeiro, a SBM Rio renovou sua participação na Frente Estadual de Combate ao Câncer de Mama. Muito bem representada pela Tatiane Borges – secretária da SBM Rio – a entidade participa de encontros mensais para alinhamento de estratégias e discussões de novas ações em prol da população.

O objetivo da Frente Parlamentar é influenciar o desenvolvimento de políticas públicas a respeito do câncer de mama que reduzam a mortalidade causada pela doença no país e ampliar o acesso ao diagnóstico e o tratamento do câncer de mama para a população do Rio de Janeiro.

E neste ano o grupo levanta duas grandes bandeiras:

1ª) O levantamento de dados sobre biópsia pelo SUS, que ainda é o grande gargalo para o diagnóstico precoce. Isso porque a Lei 13.896, mais conhecida como Lei dos 30 dias, determina que o prazo entre a suspeita de câncer e o diagnóstico, através da realização de exames necessários, não pode ultrapassar o tempo máximo de 30 dias no SUS.

De acordo com a Dra. Maria Julia Gregorio Calas, Vice-Presidente da SBM Rio de Janeiro, infelizmente, isso não vem sendo cumprido no Rio de Janeiro, assim, a Frente vai lutar justamente para que esta lei seja cumprida. “Mais que isso. Brigaremos para que o tempo médio entre a marcação do exame e entrega do resultado seja inferior a esse prazo. Afinal, quanto antes a paciente com câncer de mama identificar a doença e iniciar o tratamento, maiores serão suas chances de cura”, afirma.

2ª) Implementação do Programa de Cuidados Paliativos no Estado do estado. Uma das ações será levar ao secretário de saúde, Dr. Carlos Alberto Chaves de Carvalho, proposta de abertura de um Grupo de Trabalho para regulamentação da Lei 8425/2019, que trata do Programa Estadual de Cuidados Paliativos.

Além disso, serão formados Grupos de Trabalho temáticos, como, por exemplo, de Cuidados Paliativos e da Lei dos 30 dias, além de propor encontro com a Secretaria Estadual de Saúde e com deputados para debater sobre o levantamento de dados da biópsia do SUS. “O impacto social das iniciativas traçadas pela Frente Parlamentar será enorme. Por isso, abraçamos a causa e estamos trabalhando em parceria com 13 outros movimentos participantes do grupo em prol da pauta da prevenção e tratamento do câncer de mama”, conclui Dra. Maria Julia.