SBM-RJ disseminou informações de conscientização da prevenção contra o câncer de mama através das redes sociais e da imprensa
Diante da continuação do cenário pandêmico, a SBM-RJ realizou pelo segundo ano consecutivo ações da campanha de Outubro Rosa – Quanto Antes Melhor de forma online, disseminando informações sobre prevenção do câncer de mama nas redes sociais e obtendo resultados positivos.
De acordo com o Dr. Rafael Henrique Szymanski Machado – Presidente da SBM – Regional Rio de Janeiro, neste ano, o apoio de influenciadores e artistas locais fizeram a diferença, enriquecendo ainda mais a abrangência das mensagens emitidas à população. “Continuamos em um ano desafiador e prezando pela segurança tanto das pacientes quanto da equipe da própria SBM-RJ. Suspendemos nossos eventos físicos, inclusive ações para celebrar o outubro rosa, mas, a troca de conhecimento sobre prevenção e tratamento da doença no ambiente on line contribuiu (e muito) para levarmos esclarecimentos ao público”, comemora o presidente, acrescentando que o papel dos influenciadores foi fundamental para escalar a divulgação e potencializar o engajamento.
Foram cerca de 30 influenciadores que abraçaram a causa com conteúdo informativo e posts com a camisa da campanha. Atrizes como a Totia Meireles, Babi Xavier, Aline Borges, entre outras, se sensibilizaram e aderiram a campanha que alcançou mais de 3 mil pessoas.
Através da produção de um conteúdo assertivo, valorizando a bandeira da prevenção, a equipe de comunicação alcançou mais de 2.800 pessoas, impactadas por informações e orientações sobre a doença. A ação resultou ainda em mais de 500 visitas ao perfil da própria SBM- RJ e 93 novos seguidores. “Embora ainda não possamos ter aquele olho no olho que tanto gostamos, as mídias nos ajudaram a disseminar a informação sobre o câncer de mama, o que é fundamental, uma vez que a doença é a mais comum entre o público feminino e isso precisa ser lembrado sempre”, afirma Dra Maria Julia Gregorio calas, Vice-Presidente da SBM-RJ.
Em paralelo, foram conquistados espaços na imprensa para que os membros da entidade pudessem ser fonte para os jornalistas sobre variados temas. Um dos destaques foi a participação por mais de uma vez no RJTV, da Rede Globo, através dos doutores Rafael, Maria Julia e Marcelo Barbosa. O podcast da Unimed sobre sinais e sintomas do câncer de mama, que contou com a presença do Dr. Rafael e também a matéria da Revista Marie Claire com entrevista da Drª Maria Julia sobre a doença em pessoas transgênero, foram de grande relevância.
Agora para o próximo ano, o presidente da SBM-RJ disse que a intenção é retomar as ações físicas com a participação da população, obviamente se houver um cenário favorável quanto ao covid-19. “Uma coisa é certa: não vamos parar! A nossa missão é esclarecer sempre mais e mais. Reforçar continuamente que quanto antes a mulher for diagnosticada com câncer de mama, melhor para as suas chances de cura”, conclui Dr. Rafael.
Dr. Rafael Henrique Szymanski Machado Dra. Maria Júlia Calas Dr. Marcelo Morais Barbosa Dr. Paulo Mauricio Soares Pereira Filho Dr. Alexandre Villela Dr. José Ricardo Conte Aline Borges Babi Xavier Helga Inez Viana Khel Nunnes Matolla