Diante de um ano atípico como o de 2020, no qual o mundo foi surpreendido pela pandemia da Covid-19, a SBM Regional Rio de Janeiro inovou e desenvolveu diversas ações virtuais para manter firme e ampliar o seu propósito de levar a conscientização da prevenção do câncer de mama ao maior número de pessoas. Para isso, realizou lives no seu perfil do Instagram (@mastologiario), abordando temas que toda mulher precisa saber sobre o câncer de mama, destacando a importância do outubro rosa e como as mulheres devem se prevenir durante o ano todo.
O destaque foi o webinar transmitido, ao vivo, no canal do Youtube da SBM Regional Rio e que reuniu diversos representantes, entre médicos, governo, legislativo, ONGs e Grupos de Apoio para juntos discutirem o atual cenário no que diz respeito ao acesso à prevenção, diagnóstico, tratamento e qualidade de vida das pacientes com câncer de mama. A iniciativa teve como intuito avaliar as políticas públicas nessa questão, refletindo e, efetivamente, traçando metas plausíveis para melhorar o acesso ao diagnóstico e tratamento no Estado do Rio de Janeiro.
Com base nas sugestões apresentadas durante o evento, três ações começaram a ser implementadas. A primeira é a participação de dois membros da SBM Rio na Frente Estadual do Câncer de Mama, coordenado pela Fundação Laço Rosa. A outra é a criação pela SBM Rio de um selo de apoio às instituições que trabalham com as pacientes de câncer de mama. A instituição que se enquadrar nos critérios que serão designados receberá o selo, tendo a chancela da mastologia nas suas iniciativas. E a terceira é a criação do Curso de Capacitação para Profissionais da área de Saúde Pública para entender o censo de urgência, priorizando as informações importantes para direcionar melhor a fila de espera do SISREG que, no evento, foi apontado como um dos motivos do gargalo existente.
De acordo com a vice-presidente da SBM Rio, Dra. Maria Júlia, que coordenou o webinar, o objetivo foi traçar metas para melhorar o acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama no Estado do Rio de Janeiro. “Foi maravilhoso o debate e, definitivamente, todas as ações virtuais foram satisfatórias, tendo em vista o engajamento da população. O foco a partir de 2021 será potencializar ainda mais este formato bem como a representatividade da SBM Rio junto à opinião pública”, conclui.
E as ações não pararam por aí. A Regional atuou também alinhada ao mote QUANTO ANTES MELHOR, lançado pela SBM Nacional e que teve por objetivo chamar a atenção para as questões positivas, como a prevenção, tratamento e estilo de vida saudável, através de atividade física e boa alimentação. Assim, pioneiramente, a II Corrida e Caminhada aconteceu no formato virtual, onde os competidores puderam realizar suas provas em qualquer local e horário dentro do prazo definido pela organização. Participantes de sete estados do país abraçaram a causa, sendo 75% do Estado do Rio e desses quase 60% da Capital. Com postagens de fotos e vídeos, eles demonstraram engajamento, marcando as redes sociais da SBM Rio e estimulando outras pessoas a aderirem ao movimento. “Identificamos que 60% desse público engajado está na faixa de 40 a 60 anos, o que é muito positivo”, disse o presidente da entidade, Rafael Szymansky.
A SBM Rio também contou com apoio de peso nesta segunda edição da corrida. A apresentadora Patrícia Poeta, o diretor artístico e coreógrafo Fly Vagner e a bicampeã̃ olímpica Fabi Alvim marcaram presença com seus depoimentos nas redes sociais, incentivando as mulheres e abraçando a causa na luta contra o câncer de mama.
Os vídeos podem ser vistos no Instagram da SBM Rio: @mastologiario.