Câmara aprova parceria entre as prefeituras de Petrópolis e São José para ampliar oferta de mamografias

A Câmara Municipal de Petrópolis, RJ, aprovou em votação única, a Indicação, de autoria do Vereador Marcelo da Silveira Pró Deficiente (PSB), que pede a Prefeitura de Petrópolis a celebração de uma parceria com a Prefeitura de São José do Vale do Rio Preto, com intuito de abrir vagas para realização de mamografias – exame capaz de detectar lesões mamárias pequenas que ainda são assintomáticas e que não podem ser notadas nos exames físicos – no município vizinho.

Segundo dados do Conselho de Saúde, apenas na cidade serrana, são mais de 3 (três) mil mulheres aguardando o exame.

Fui recebido pelo vice-prefeito, Marcelo Baggio, pelo secretário de Planejamento e Gestão, Bernardo da Silveira; e por Igor Machado, responsável pela comunicação. Em São José, a demanda é muito menor. Hoje existe uma possibilidade real de uma parceria entre os dois municípios para zerar a fila de mamografia em Petrópolis.

“Eu adiantei o processo, agora é com o poder executivo estreitar os laços e fazer história na luta contra o câncer”, frisa Marcelo Pró Deficiente. É o principal exame para diagnosticar o câncer de mama e a melhor forma de se fazer essa prevenção é com a realização deste.

Dados de em 2018, mostram que um levantamento da Sociedade Brasileira de Mastologia, em parceria com a UFRJ, apontou a deficiência do Rio de Janeiro na prevenção ao câncer de mama com a falta de mamógrafos. Em 42 cidades no Estado não há mamógrafos na rede pública.

 

Fonte: Diário de Petrópolis