Em nova edição 100% online, Outubro Rosa teve adesão de influenciadores

SBM-RJ disseminou informações de conscientização da prevenção contra o câncer de mama através das redes sociais e da imprensa

Diante da continuação do cenário pandêmico, a SBM-RJ realizou pelo segundo ano consecutivo ações da campanha de Outubro Rosa – Quanto Antes Melhor de forma online, disseminando informações sobre prevenção do câncer de mama nas redes sociais e obtendo resultados positivos.

De acordo com o Dr. Rafael Henrique Szymanski Machado – Presidente da SBM – Regional Rio de Janeiro, neste ano, o apoio de influenciadores e artistas locais fizeram a diferença, enriquecendo ainda mais a abrangência das mensagens emitidas à população. “Continuamos em um ano desafiador e prezando pela segurança tanto das pacientes quanto da equipe da própria SBM-RJ. Suspendemos nossos eventos físicos, inclusive ações para celebrar o outubro rosa, mas, a troca de conhecimento sobre prevenção e tratamento da doença no ambiente on line contribuiu (e muito) para levarmos esclarecimentos ao público”, comemora o presidente, acrescentando que o papel dos influenciadores foi fundamental para escalar a divulgação e potencializar o engajamento.
Foram cerca de 30 influenciadores que abraçaram a causa com conteúdo informativo e posts com a camisa da campanha. Atrizes como a Totia Meireles, Babi Xavier, Aline Borges, entre outras, se sensibilizaram e aderiram a campanha que alcançou mais de 3 mil pessoas.

Através da produção de um conteúdo assertivo, valorizando a bandeira da prevenção, a equipe de comunicação alcançou mais de 2.800 pessoas, impactadas por informações e orientações sobre a doença. A ação resultou ainda em mais de 500 visitas ao perfil da própria SBM- RJ e 93 novos seguidores. “Embora ainda não possamos ter aquele olho no olho que tanto gostamos, as mídias nos ajudaram a disseminar a informação sobre o câncer de mama, o que é fundamental, uma vez que a doença é a mais comum entre o público feminino e isso precisa ser lembrado sempre”, afirma Dra Maria Julia Gregorio calas, Vice-Presidente da SBM-RJ.

Em paralelo, foram conquistados espaços na imprensa para que os membros da entidade pudessem ser fonte para os jornalistas sobre variados temas. Um dos destaques foi a participação por mais de uma vez no RJTV, da Rede Globo, através dos doutores Rafael, Maria Julia e Marcelo Barbosa. O podcast da Unimed sobre sinais e sintomas do câncer de mama, que contou com a presença do Dr. Rafael e também a matéria da Revista Marie Claire com entrevista da Drª Maria Julia sobre a doença em pessoas transgênero, foram de grande relevância.

Agora para o próximo ano, o presidente da SBM-RJ disse que a intenção é retomar as ações físicas com a participação da população, obviamente se houver um cenário favorável quanto ao covid-19. “Uma coisa é certa: não vamos parar! A nossa missão é esclarecer sempre mais e mais. Reforçar continuamente que quanto antes a mulher for diagnosticada com câncer de mama, melhor para as suas chances de cura”, conclui Dr. Rafael.