Aprovado em Assembleia: Rio será sede do XXII Congresso Brasileiro

Mais um fim de ano se aproxima, e com ele a sensação de que o ano passou mais rápido do que prevíamos. Especialmente o mês de outubro, que foi de intenso trabalho, e este foi um dos motivos pelos quais não conseguimos emitir nossas prestações de informações aos nossos associados.

Além das ações realizadas por nossos sócios, que inundaram de informações em todas as partes e mídias sobre prevenção e orientações ao câncer de mama, tivemos importantes conquistas na Assembleia do Congresso Brasileiro, realizado em Porto de Galinhas.

Aprovamos a realização no Rio de Janeiro do XXII Congresso Brasileiro de Mastologia em 2019, em comemoração aos 60 anos da SBM. Teremos um enorme desafio para manter a excelência dos eventos que têm sido realizados nos últimos anos. E começo a dividir agora este desafio com cada sócio de nossa regional para que possamos mostrar a força, vigor e excelência científica que temos em nosso Estado.

Foi ainda aprovado:
A) O Congresso Brasileiro será gerido por um conselho de gestores, com a participação ativa do Presidente da SBM, Diretor da EBM e dois ex-presidentes de congresso.
B) Terá programação definida por triênio, podendo uma única sede candidatar-se a realizá-lo pelo triênio, como ocorre nos maiores congressos mundiais, ou três sedes distintas que definam durante o triênio onde o evento será realizado.
C) Distribuição de lucros na proporção de 70% para SBM e 30% para a regional que o realizar.

Todas estas medidas têm por finalidade a profissionalização na gestão do CBM e aprimoramento de nossos eventos.

Como Evento Teste ao XXII CBM, faremos mais um SIM RIO em 2018. Este será realizado no Hotel Prodigy, com programação científica primorosamente preparada. Já temos confirmados a presença dos Drs Michael Alvarado e Enrico Cassano. Michael Alvarado é Professor Associado da UCSF e Diretor da Divisão de Cirurgia de Mama, desta Universidade. Dr Enrico Cassano é diretor da Unidade de Radiologia de Mama, do Instituto Europeu de Oncologia. Aguardamos ainda a confirmação de dois outros professores internacionais.

Apesar das dificuldades, temos conseguido caminhar e oferecer a todos os nossos associados oportunidades de reciclagem e aprendizado. Nossas sessões científicas continuam sendo realizadas sempre na segunda quarta-feira de todo mês, no Hospital Samaritano, em Botafogo, com videoconferência para todo o Brasil, possibilitado pelo patrocínio da Idengene. Se você não puder participar presencialmente pode acessá-la on line ou mesmo em nosso site. (www.sbmrio.org.br).

Participe! Contamos com todos vocês para o engrandecimento de nossa Sociedade.

A SBM é para todos!

Eduardo Millen
Presidente da SBM Regional RJ (2017-2019)