Antidiabético oral inibe câncer de mama resistente a múltiplos fármacos

Por Dr. Ricardo Queiroga

A droga metformina, globalmente prescrita para tratar diabetes tipo 2, protege as células de câncer de mama de desenvolver resistência a múltiplos fármacos (RMF) e pode reverter a mesma após a sua aparição. Este estudo foi publicado na revista PLOS ONE pelo Dr. Terra Arnason da Universidade de Saskatchewan, Canadá.

Estudos anteriores mostraram que a metformina possui alguma atividade antiproliferativa contra múltiplos tipos de células cancerígenas. Além disso, estudos de meta-análise clínica em pacientes com câncer que já tomam metformina para tratar diabetes têm sugerido que o medicamento possa aumentar a sobrevida e prevenir o surgimento de novos tumores.

Arnason e colaboradores avaliaram o efeito da metformina na linhagem celular de câncer de mama mais estudada, a MCF7. Eles descobriram que a metformina teve um efeito antiproliferativo na MCF7, incluindo as células que eram resistentes ao quimioterápico Doxorrubicina. Quando as células foram pré-tratadas com metformina, o desenvolvimento da resistência ao fármaco foi prevenido ou atrasado. Além disso, experiências realizadas em culturas de células e/ou modelos animais de câncer de mama agressivo revelaram que a metformina reverteu marcadores de proteínas associados à RMF após o seu início.

Esses achados estabelecem que a metformina tem o potencial de reverter a RMF na linhagem celular estudada e prevenir seu início. Pesquisas futuras precisarão estender o cronograma do estudo para acompanhar as células cancerosas por muitos meses e determinar se o efeito da metformina é permanente ou de curta duração.