História na Mastologia

Fala Mastologista 

Neste ano vou completar 44 anos de formado em Medicina, dos quais 40 deles dedicados à Mastologia, especialidade que exerci no Departamento de Cirurgia Geral da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, no Instituto Nacional do Cancer, INCA, no Hospital dos Servidores do Estado, HSE e por um período, no final dos anos 80, no MSKCC, em NYC.

Ao longo deste período, desde o final de minha Residência Medica me dediquei também a clinica privada, em meu consultório e nesse tempo conheci figuras interessantíssimas obviamente e vivi algumas situações inusitadas.

No final dos anos 80, um dos assuntos mais controversos e difíceis em nossa especialidade, era o diagnostico diferencial entre HDA e CDIS, patologias cuja incidência aumentou muito após a adoção do screening mamografico.

Na época em que morei nos Estados Unidos fui assistir a um Congresso do American College of Surgeons, no qual uma das principais atrações seria a participação de Paul Peter Rosen, Patologista do Memorial de NYC e Professor de Patologia da Cornell University, debatendo sobre HDA e CDIS com David Page, Professor de Patologia da Vanderbilt University Medical Center no Tennesse.

Para nos situarmos, Peter Rosen, David Page e Michael Lagios da UCLA, San Francisco, eram considerados naquela época os maiores experts em patologia mamaria e nomes respeitados internacionalmente.

Peter Rosen, a quem tive o prazer de conhecer e conviver durante alguns meses era o típico NewYorker, cosmopolita, sofisticado, culto, discreto e apreciador das boas coisas da vida, enquanto que David Page, era o típico cidadão do Meio-Oeste americano, homem simples, bonachão, totalmente dedicado a medicina, figura simpática e agradável, mas sem a malicia que caracteriza os moradores das grandes cidades.

É fato público e notório que a vaidade é uma característica inerente aos cirurgiões, alguns se consideram verdadeiros deuses. Para minha surpresa, durante este evento, descobri que isto não se restringe à nossa classe.

Mas vamos aos fatos. Após as magnificas apresentações dos dois professores dando aulas magistrais sobre o tema e mostrando as dificuldades em se diferenciar HDA de CDIS, numa época em que não tínhamos técnicas de imuno-histoquimica tão desenvolvidas quanto hoje, foi iniciado um debate entre os dois apresentadores e a plateia, cada um querendo mostrar mais conhecimento e experiencia que o outro.

Até que num determinado momento, em uma discussão um pouco mais acalorada, Peter Rosen pergunta a David Page. “David, my friend, quando você está em dúvida, a quem você recorre?” Page parou um momento, ganhou tempo e respondeu: “Peter, quando estou em dúvida, só recorro a uma determinada pessoa: DEUS”. Imediatamente Rosen respondeu: “Engraçado David, você não tem me ligado ultimamente”. A plateia aplaudiu de pé entusiasticamente durante alguns minutos os dois apresentadores que se abraçaram e confraternizaram.

Esta é uma historia verídica, de uma época mais romântica da Medicina, da qual tive o privilégio de participar, onde homens cultos, inteligentes e espirituosos dominavam os ambientes.

ANTONIO CARLOS JARDIM