Educação Continuada

SBM RIO realiza 1º Encontro de Técnicas e Tecnólogas em Mamografia

Uma das prioridades da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Rio de Janeiro (SBM Rio) para o triênio 2020-2022 são as mulheres e o estudo científico. Nesse sentido, a entidade realizou em fevereiro o 1º Encontro Técnicas e Tecnólogas em Mamografia, com um olhar na abordagem multidisciplinar do câncer de mama.

O evento, 100% gratuito e conduzido pela Dra. Maria Julia Gregorio Calas – Vice-Presidente da SBM RJ, teve como tema principal a Atualização de Técnicas Mamográficas e Procedimentos Invasivos. “O nosso objetivo é promover a capacitação da equipe multidisciplinar que cuida da saúde das pacientes que estão em tratamento contra o câncer de mama”, explica a Dra. Maria Julia.

Ao todo, participaram do curso 396 profissionais da saúde. Na ocasião, todos puderam trocar experiências e reciclaram seus conhecimentos com relação aos posicionamentos mamográficos e as punções percutâneas mamárias, temas carentes de discussão no meio técnico no Estado do Rio de Janeiro.

Segundo a Dra. Maria Julia, a previsão é de que novas edições do encontro aconteçam até o final do ano, fomentando, assim, a educação continuada na Regional, contribuindo, cada vez mais, com a formação dos profissionais de saúde. “O encontro foi de extrema importância para todos, essencialmente para Tecnólogas e Técnicas especialistas em Mamografia”, afirma.

Monique Coelho, tecnóloga em radiologia há 17 anos e que há 15 trabalha exclusivamente com mamografia, endossa as palavras da coordenadora do encontro. “Ouvir a orientação do Médico Radiologista é fundamental para sabermos como devemos proceder, principalmente, quando trabalhamos sozinhas, sem um médico para fazer a câmera clara”, disse a tecnóloga.