Por Luiz Antônio Gaulia
Como será o seu futuro? Esta pergunta com certeza já passou pela sua cabeça. A resposta, que pode parecer complexa, na verdade é simples. O futuro é uma criação individual, fruto de escolhas acertadas e decisões feitas no momento presente. Um futuro tranquilo também depende diretamente da manutenção de nossos ganhos financeiros atuais e uma qualidade de vida com segurança e bem-estar. Pensar no planejamento financeiro pessoal e da família torna-se cada vez mais um assunto vital na vida dos brasileiros, em todas as categorias profissionais.
E quando o assunto são as nossas finanças outra pergunta surge: como posso fazer um planejamento financeiro que seja capaz de garantir o padrão de vida atual? Uma previdência complementar seria o suficiente? Ou um seguro de vida? Devo buscar no banco as respostas para essas questões?
Segundo o diretor de Finanças da DM10 Corretora de Seguros, Marcos Vinícius, com mais de 15 anos de experiência no mercado, o planejamento ideal envolve a combinação de duas frentes. “Cada cliente possui um perfil e um objetivo financeiro diferente e único para o seu futuro e o de sua família. O mais importante é que esse planejamento tenha ao menos uma previdência privada complementar e um seguro de vida. Esses dois produtos combinados e contratadas a partir de uma análise individual, feita por um consultor já garantem maior tranquilidade no futuro”, afirma ele.
Sabemos que as regras da previdência social estão em processo de mudança e sob efeito de uma nova legislação que vai impactar profundamente os próximos anos e os sonhos de aposentadoria de várias categorias profissionais. Por isso, grandes seguradoras globais estão oferecendo produtos similares aos já consagrados na Europa e nos Estados Unidos, voltados para a realidade do Brasil.
Além da previdência, a contratação de um seguro de vida garante um aporte financeiro em caso de acidentes pessoais e eventuais sinistralidades e essa combinação no longo prazo funciona como uma proteção pessoal e também para a família do contratante. Apesar dos avanços e do crescimento na contratação de planos de previdência privada e de seguros de vida ou de risco de perda de renda, o Brasil ainda possui um campo muito grande para o crescimento de uma cultura e um estilo de vida com foco no planejamento financeiro profissional, pessoal e familiar.