Prova do TEMa: missão impossível ou possível?

Por Dra Tamara Schwartz Reinoso

No dia 17 outubro de 2017, às 8h, entra Dr. Felipe Zerwes para dar explicações sobre o início da prova do TEMa. Meu primeiro pensamento: “Ah se eu tivesse o conhecimento dele para fazer essa prova…”. Mas meu devaneio foi interrompido pelo seu discurso: “Quero que vocês saibam que a prova foi muito bem elaborada e pensada por todos da banca do Título e que vocês, a partir de agora, quando olharem para alguém com o título de mastologista respeitem a pessoa que o conquistou”.

 

Durante minha jornada para a preparação, uma indagação que todos me faziam era por que estudar para uma prova que, na verdade, não iria me conferir uma vaga em um emprego. A resposta para tal questionamento foi passada através do discurso do Dr Zerwes, quando muito bem resumiu a importância da prova do TEMa, que tem o intuito de oferecer um título que lhe permite afirmar que seus estudos, sua residência e sua experiência fizeram de você um profissional competente.

Outro tópico não menos importante do valor desse título é: como devemos nos preparar para a prova? É realmente angustiante sentar e olhar os imensos tratados de mastologia e todos os artigos. Meu Deus! O que devo ler? Nesse ponto, o curso promovido pela SBM-RJ foi fundamental para orientação sobre o que era mais relevante, além de mostrar como esses tópicos eram abordados na prova. Sem falar no fato de ter “staffs” discutindo juntamente com os alunos, o que tornava o aprendizado ainda mais interessante.

 

E a cada sábado, nosso grupo foi se tornando mais unido, coeso. Novas amizades foram feitas e como não lembrar da proatividade e do constante apoio do nosso querido amigo Domingos. Uma estratégia cognitiva perfeita e que me ajudou muito foi a de anotar as aulas e depois ler o capítulo no livro, acrescentando dados aos resumos feitos em aula. Imaginem o tamanho dos meus resumos? Meu marido deu uma olhada na semana anterior à prova e disse que era mais fácil eu estudar pelo livro porque era menor que meu resumo…

Feito o curso, matéria estudada, é chegado o grande dia. Frio na barriga, uma nova banca! O que esperar da prova? Como já havia dito no início, o objetivo da banca era fazer com que os aprovados fossem respeitados, ou seja, eu sabia que a prova não seria fácil! Recado dado. À medida que fui realizando a prova, percebi que estava bem distribuída em relação aos tópicos e as questões muito bem elaboradas. No entanto, ficou claro o grau elevado de dificuldade ao resolver as questões de múltipla escolha, principalmente na parte de Oncologia.

 

Confesso que saí da prova um pouco aflita… eu sabia a matéria, mas as questões estavam muito difíceis. Tinha consciência de que cada vírgula deveria ser analisada. Já no segundo dia de prova, saí mais aliviada até por ter tido mais tempo para resolver as questões. Achei a prova discursiva também laboriosa, porém mais direcionada à mastologia. Quando terminei a prova, enfim, curti um pouco de Porto de Galinhas, tentando aliviar toda a tensão dos dias anteriores.

Voltei para o Rio com muitas incertezas sobre minha aprovação. Sentia-me preparada, mas confesso que foi a prova mais difícil que já fiz ao longo de minha jornada como médica. Sem exageros… mais difícil do que passar no vestibular de medicina.

Chego ao Rio e vou direto para o meu plantão. Cansada, aliás, exausta, quando recebo uma mensagem dizendo que passei na prova. Não acreditei! Comecei a chorar, lembrando toda a trajetória que me fez chegar até aquele momento. E o melhor, acabei de ser chamada para um novo emprego e na entrevista a primeira pergunta do meu novo chefe: “Você tem Título?”. E eu respondi: “Sim!”. E aí eu pude concluir a importância de eu ter realizado essa prova e o respeito que estava merecendo pela aprovação.

 

Obrigada a todos meus queridos staffs que me deram apoio em toda essa jornada. Lembro-me de vocês em cada pedaço de minhas condutas, cirurgias e tratamento de uma enfermidade tão séria que vem crescendo cada vez mais em nosso país. Me orgulho de fazer parte dessa Sociedade. Espero sempre contribuir para o crescimento da nossa especialidade sem nunca esquecer que o objetivo final é a melhora do paciente. Um abraço no coração de todos.

Espero ter incentivado aos que ainda não fizeram a prova a tentarem e, aos que não passaram, a não desistirem nunca, afinal de contas somos médicos e não desistimos assim tão fácil. Perseverança!


Lista de mastologistas aprovados no Estado do Rio de Janeiro| TEMA 2017

Daniele Pitanga Torres

Flávia Luz Felicio

Isabella Cristina Santos Soares

Maria Eduarda Gomes da Silva

Priscilla Sodré Favero de Freitas

Tamara Schwartz Reinoso

Vanessa Villela Pignataro