Curso preparatório para o TEMA: transformando um desejo coletivo em realidade

Por Flávia Clímaco

No âmbito da SBM Regional Rio de Janeiro, neste ano, implementamos o curso preparatório para o Título de Especialista em Mastologia e vimos colhendo bons resultados, com excelente aceitação por parte dos inscritos.

A Comissão Científica, com apoio de toda a Diretoria da SBM-RJ, optou pela realização de um programa fundamentado na resolução de questões relacionadas à prática clínica da especialidade, abordando desde assuntos referentes à Mastologia em si, como de suas áreas afins. Para isso, contamos com a participação de especialistas nas diversas áreas, que se juntaram nesta iniciativa. O sucesso que estamos obtendo advém desse trabalho em equipe. Estamos muito satisfeitos com a união e sinergia desse grupo.

O modelo do curso utilizou questões de concursos anteriores do Título de Especialista. O programa foi construído em módulos que abordaram questões da Mastologia e de áreas correlatas, tais como Genética, Oncologia Clínica, Anatomia Patológica entre outras, sempre por meio de discussão com profissionais de cada área. Os módulos foram sempre coordenados por um membro da SBM-RJ. Foram abordados os aspectos mais atuais na especialidade, por meio da discussão de clinical trials e guidelines. Isso é de suma importância, porque sabemos que as provas estão em constante evolução e o concurso é idealizado por profissionais preocupados com a formação de especialistas up to date.

Manifesto-me em nome de toda a Comissão Científica, formada também por Viviane Esteves, Mônica Travassos e Eduardo Bruno Giordano. Estamos muito felizes com o trabalho realizado. Ano que vem, tem mais!