SBM RIO dissemina conhecimento com preparatório para o TEMa

por Dra. Flávia Clímaco

O Curso Preparatório para o Título de Especialista em Mastologia (TEMA) foi criado pela Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Rio de Janeiro (SBM-RJ) em 2017, sempre coordenado por sua Comissão Científica formada por: Flávia Clímaco, Viviane Esteves, Mônica Travassos e Eduardo Bruno Giordano, além de contar com o apoio e a participação ativa de toda a sua diretoria.

Ao ser criado, o curso tinha como meta a capacitação dos profissionais para a obtenção do Título de Especialista em Mastologia (TEMa). Porém, devido à qualidade dos professores e de sua organização alcançou mais do que o inicialmente planejado. Permitiu, ainda, a disseminação do conhecimento na especialidade tanto entre mastologistas quanto entre ginecologistas interessados em se manter up-to-date. E a procura cresceu, não só em nosso estado como também em outras localidades do país.

Para que um maior número de profissionais médicos interessados na reciclagem em Mastologia fosse comtemplado, este ano instituímos a modalidade de ensino a distância. Com isso, o número de alunos alcançou a marca de 90 inscritos, sendo 8 alunos presenciais, 80 on line e 2 inscritos nas duas modalidades. Foram confeccionadas apostilas tanto para os alunos presenciais quanto para aqueles on line.

O programa é constituído por oito módulos, cada um sendo coordenado por um membro da SBM-RJ, e baseia-se na resolução e discussão de questões de Mastologia e áreas correlatas, tais como Genética, Oncologia Clínica e Anatomia Patológica, com profissionais capacitados em cada área. A presença destes professores permitiu que o principal objetivo fosse alcançado: a formação dos profissionais através da abordagem dos aspectos mais atuais da especialidade, por meio da apresentação e discussão de clinical trials e guidelines. Nosso agradecimento aos professores e coordenadores que se juntaram a nós nesta empreitada e que têm nos ajudado a qualificar novos colegas, engrandecendo a Mastologia do Rio de Janeiro.

Para que toda esta nova estrutura criada fosse instituída e consolidada, a Comissão Organizadora contou com o apoio do Presidente da Regional Rio de Janeiro, Eduardo Millen. Agradecemos o suporte de Tatiane Borges, secretária da SBM-RJ, incansável na organização, e de Carlos Alberto dos Reis Júnior, pelo suporte da plataforma on line junto aos professores e alunos. Agradecemos a vocês, Tatiane e Carlos, por estarem sempre prontos a responderem as questões e dúvidas de alunos e professores relacionadas ao funcionamento do curso. Vocês foram muito importantes para o sucesso desta iniciativa.

Manifesto-me aqui em nome de toda a Comissão Científica. Estamos satisfeitos que o nosso propósito em formar e qualificar profissionais na Mastologia tenha alcançado tantos alunos, tanto do nosso estado quanto de outras partes do país. Estamos muito felizes com a consolidação do curso e com a dimensão alcançada pelo projeto, cujo fim é disseminar o conhecimento. Isto só foi possível devido ao envolvimento pessoal de todos os atores já citados. Sem unidade não se faz um projeto.

Por isso temos certeza que o curso já faz parte do calendário da SBM-RJ e que se repetirá pelos próximos anos. Ano que vem, então, tem mais. Até lá!