A honra de divulgar as ações da Mastologia pelo Brasil

Por Dr. Ricardo Chagas

É uma honra fazer parte da Sociedade Brasileira de Mastologia, no qual desde 1986 venho militando.  Desde o século XIX até o final de 1980, o tratamento do câncer de mama ainda era algo muito radical, mas hoje posso ver um grande avanço, inovação e todo o desenvolvimento dos profissionais da Mastologia. Nossa geração viu e viveu a evolução da Mastologia. É gratificante ter feito parte disso e estar presente nos resultados inovadores da profissão.

Tive o prazer de ser eleito presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia em 2008. Graças a isso, viajei por todo o Brasil e posso me lembrar de histórias curiosas desse período que foram ótimas experiências. Além de conhecer nosso país, pude ver como era a incidência do câncer em cada região, o que era feito para que esses casos diminuíssem e, principalmente, divulgar a importância e ajudar nas principais atuações do mastologista.

Durante esse tempo que presidi a SBM, tive a honra de dividir espaço e conhecer grandes ícones que contribuíram para as mudanças nos tratamentos, principalmente na mastectomia, e para a chegada de novos rumos da nossa especialidade.

O 22º Congresso Brasileiro de Mastologia é o maior exemplo de como a especialidade evoluiu e inovou durante os últimos anos. Pudemos ver os melhores palestrantes nacionais e internacionais, compartilhando conosco o que há de melhor e mais moderno na Mastologia. Foi um grande sucesso!

Quero parabenizar a todos, congregando e lembrando que todos nós participamos da história da Sociedade.