Fundação Laço Rosa participa do 22º Congresso Brasileiro de Mastologia

Por Dra. Sandra Gioia e Marcelle Medeiros, presidente da Fundação Laço Rosa

 

O Congresso Brasileiro de Mastologia é um dos eventos científicos mais importantes relacionados ao câncer de mama no país. Nesse evento anual são apresentados e discutidos estudos e pesquisas sobre a doença com renomados palestrantes nacionais e internacionais. Em abril, tivemos a XXII edição com uma novidade: a participação da Fundação Laço Rosa na sala de Patient Advocacy. Nos dias 11 e 12, foram abordados temas de alta relevância junto as pacientes.

 

Programação 11/04

Biossimilares: Dra. Cinthya Sternberg, Diretora Executiva da SBOC, realizou uma apresentação sobre medicamentos biossimilares. Na palestra, ela definiu quais são as diferenças entre genéricos, biológicos e biossimilares. Também mostrou a importância desses medicamentos no tratamento do câncer.

Rol de medicamentos e procedimentos da ANS: para tratar desse tema, foi convidado o Dr. Teófilo Rodrigues, Gerente de Assistência à Saúde da ANS. O palestrante mostrou como é feita a incorporação de novos medicamentos e procedimentos na lista da ANS, que torna obrigatória a cobertura pelos planos de saúde.

Depoimento: Priscilla Torres, paciente de artrite reumatoide e representante da Biored, falou sobre a sua experiência com a doença e de sua luta para apoiar pacientes que passam pelo mesmo diagnóstico.

PDP: Rosane Cuber, Vice Diretora de Qualidade de Bio-Manguinhos/Fiocruz, nos apresentou a política de parceria público-privada para a produção de medicamentos e o como o Bio-Manguinhos realiza essa produção.

Pesquisa GoALL: Leoni Margarida, Presidente da AMUCC, nos apresentou uma pesquisa para entender melhor como as pessoas lidam com o câncer. Dados muito importantes foram levantados, como 88,73% dos respondentes afirmou ter medo de ser demitido se receber um diagnóstico de câncer.

Direitos de Pacientes: Debora Brazil, advogada, deu uma aula sobre direitos dos pacientes.

Contratada: apresentamos às convidadas a primeira plataforma de empregabilidade e empreendedorismo dedicada a pacientes com câncer de mama. O objetivo dela é diminuir barreiras e facilitar, para as pacientes, o retorno ao mercado de trabalho. Para saber mais, clique aqui.

Follow-up com especialistas: Dra. Sandra Gioia, Dr. Francisco Pimentel, Dr. Felipe Zerwes e Dr. Fabricio Brenelli nos apresentaram um resumo dos temas que foram apresentados na sala principal do SIMRIO, exclusivo para profissionais da área médica. Tomossíntese mamária, oncogenética e novas técnicas de reconstrução mamária foram os temas discutidos.

Programação 12/04

Navegação de Pacientes: Dra. Sandra Gioia apresentou o Programa de Navegação de Pacientes que busca diminuir barreiras entre as pacientes e o sistema de saúde público. O programa piloto foi realizado pela Laço Rosa em cooperação com a Dra. Sandra e com o patrocínio do Instituto Avon, na comunidade do Andaraí. A partir dessa experiência foi possível levantar dados interessantes. Segundo as pacientes atendidas, as principais barreiras para os cuidados em saúde mamária são: apoio social, medo, preocupações de comunicação com a comunidade médica, problemas financeiros e problemas do sistema com programação do cuidado da saúde.

Por que falar de humanização: Dra. Sabrina Chagas, especialista em oncologia clínica, apresentou uma nova forma de tratar os pacientes oncológicos. Segundo ela, é preciso humanizar as relações entre médico-paciente e pensar na saúde de forma holística, que constitui o equilíbrio mental e corporal.

Mudando o olhar do Nutricionista: nessa palestra, Patricia Arraes, nutricionista, nos ensinou como a alimentação é importante para todos. De acordo com ela, é preciso diminuir o consumo de alimentos processados e aumentar o consumo de produtos naturais. Também é importante repensar o uso do açúcar na alimentação.

Como ajudar o paciente a lidar com o medo: Glauce Correa, psicóloga, respondeu as 10 perguntas mais recorrentes para as pacientes de câncer. E a principal delas é como trabalhar o medo. Segundo Glauce é preciso se libertar da culpa e do medo.

A visão do familiar: Marcello Lobo, marido da Luciana Lobo, paciente de câncer de mama, contou como foi a experiência do casal com a doença e como o familiar sofre junto com o paciente, por isso, a união é muito importante. Ele mostrou como apoiou a sua esposa durante o tratamento para superarem juntos o câncer.

#50tonsderosa: Dr. Gilberto Amorim, médico oncologista e conselheiro científico da Laço Rosa, e Fernanda Muniz, paciente e terapeuta sexual, falaram sobre a importância da sexualidade para pacientes com câncer. A sexualidade representa saúde e bem estar e precisa ser praticada sem tabus. Contamos, também, com a participação da Dra. Maria Julia Callas, ginecologista.

Follow-up com especialistas: para encerrar o dia, Dra. Sandra Gioia, Dr. Gilberto Amorim, Dr. Alexandre Boukai, Dra. Rosemar Rahal e Dr. Carlos Ruiz fizeram um resumo do que foi falado na sala principal do CBM. Linfedema, Linfonodo Sentinela, Esvaziamento da axila e detecção precoce foram alguns dos temas discutidos.

A SBM teve a honra de receber a Laço Rosa no CBM 2019. Esperamos que em breve pacientes e médicos estejam lado a lado em eventos científicos como este no Brasil. A oportunidade de transmitir conhecimento com embasamento científico atualizado para as pacientes e informar seus direitos contribui para a tomada de decisões de forma consciente. Assim como, escutar e entender as demandas das pacientes contribui para tornar o cuidado mais humanizado. Ao final, todos são beneficiados.