Estímulo à produção científica no Congresso Brasileiro

Por Dra. Flávia Clímaco

            O XXII Congresso Brasileiro de Mastologia realizado no período de 10 a 13 de abril de 2019 foi um momento ímpar para todos os mastologistas brasileiros, pois comemoramos os 60 anos de fundação de nossa sociedade na cidade maravilhosa, berço da Mastologia nacional. Renomados mastologistas do Brasil e do exterior foram reunidos nesse importante evento.

Desde a fundação da Sociedade Brasileira de Mastologia, em 1959, temos observado o crescimento e a consolidação da especialidade no Brasil. Isto só tem sido possível com a permanente formação de jovens profissionais baseada em evidências científicas. Os avanços na pesquisa e o conhecimento nas áreas de Cirurgia, Biologia Molecular, Genética, Imaginologia, Radioterapia e Oncologia Clínica têm se tornado imprescindíveis para o exercício da Mastologia.

Neste congresso, visando o estímulo à pesquisa em âmbito nacional, foi criada uma sessão plenária especialmente para a apresentação dos melhores trabalhos científicos. No total foram submetidos 145 trabalhos, os quais foram avaliados por uma Comissão de Trabalhos Científicos formados por 10 doutores. Cento e trinta e três trabalhos foram aprovados.

Os cinco primeiros foram selecionados para apresentação oral e receberam menção honrosa, seguindo rigorosas regras de avaliação definidas pela comissão. Os três melhores trabalhos receberam os seguintes prêmios: 1º lugar – Inscrição para San Antonio Breast Cancer Symposium; 2º lugar – Inscrição, passagem e hospedagem para Congresso de Gramado; 3º lugar – Inscrição, passagem e hospedagem para Jornada Paulista de Mastologia.

A pesquisa científica de alta qualidade em Mastologia no Brasil já é uma realidade, que constatamos neste evento. Mas devemos continuar estimulando nossos jovens mastologistas a seguirem por este caminho. A iniciativa da SBM e da Regional Rio de Janeiro deve ser mantida em eventos futuros, tanto a nível nacional como regional. Somente assim a Mastologia brasileira manterá a sua excelência.