Destaques do Curso de Oncoplastia no 22º Congresso Brasileiro de Mastologia  

O IRCAD, Centro de Treinamento Dr. Edson Bueno foi palco das cirurgias teletransmitidas, em tempo real, da Oncoplastia do Hospital do Amor, em Barretos, durante o Congresso Brasileiro de Mastologia. Os procedimentos foram comentados pelos nossos coordenadores Dr. Cícero Urban e Dr. Fabrício Brenelli.

Essa parceria só foi possível devido aos olhos empreendedores dos médicos Armando Melani e Paulo Cupello. Tivemos apresentações de vários casos e debatidos com grupos diversificados, inserindo as novas tecnologias, a realidade nacional, com discussões penitentes, mostrando o olhar sensível dos mastologistas presentes.

Ao final do curso, fomos brindados com a Fundação Mario Rietjens Alumni Club, Mestre Soberano da Oncoplastia Mundial. À tarde, tivemos o curso Hands on, bem dinâmico, que apesar da lotação esgotada, todos tiveram oportunidades de atuar nos modelos dos mastotrainers, com mamas posadas e que se ajustam bem a nossa realidade.

Não poderia deixar de agradecer a todos os fornecedores, coordenadores, à Mariana da Intervent, Tatiana, da secretaria da SBM, aos médicos Millen e Frasson, por terem dado a mim esta oportunidade ímpar de ajudar os colegas mastologistas de todo Brasil, quebrando assim vários paradigmas.

 

Por Dra. Monica Travassos