Bons resultados do Programa de Navegação de Pacientes

Por Dra. Sandra Gioia, vice-presidente da SBM-RJ

Em 2017, conhecemos o incrível trabalho do Dr. Carlos Vinícius Leite em Petrópolis (RJ), patrocinado pela Roche, que oferece capacitação aos profissionais de saúde na Atenção Primária e obtendo resultados incríveis na resolutividade das patologias mamárias. Após um ano de diversas reuniões com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e esclarecimentos junto ao Jurídico da SBM-RJ, a Roche apoiou dois projetos liderados por mim.

Em 2018, obtivemos o patrocínio no valor total de R$ 120.960,00, com 27% retidos pela donatária, SBM-RJ, para custos administrativos. O investimento foi para o Programa de Capacitação dos Profissionais de Saúde da Atenção Primária da Atenção Básica para melhorar o acesso aos cuidados do câncer de mama no Rio de Janeiro e apoiar o Programa de Rastreamento Organizado para melhorar a cobertura mamográfica e o acesso aos cuidados de câncer de mama – Projeto Piloto na Comunidade do Andaraí/RJ. Este último projeto faz parte do projeto maior de Navegação de Pacientes com apoio da Fundação Laço Rosa e Instituto Avon.

Resultados obtidos

O presente estudo conseguiu mostrar a viabilidade do Programa de Navegação de Pacientes (PNP) na Comunidade do Andaraí no período de 2018. Cada local de atuação precisa de um planejamento e customização do programa.

Foram identificadas as principais barreiras para a obtenção de cuidados em saúde mamária, barreiras essas minimizadas. Foram obtidos 100% de satisfação das mulheres com a atuação da Navegadora de Pacientes (NP) e a taxa de cobertura mamográfica aumentou de 14% para 88%, superando as expectativas iniciais de taxa de cobertura de 70%.

A atuação do PNP na Comunidade do Andaraí se baseou em três pilares: mulher informada, profissional de saúde na Atenção Primária capacitado e resolutividade dos cuidados em saúde mamária. A NP é elo entre a usuária de saúde e os serviços de saúde, promovendo assistência individualizada e auxílio na superação de potenciais barreiras (econômicas, sociais, culturais, religiosas, logísticas, sistema de saúde) ao cuidado da saúde mamária.

Infelizmente existem problemas que se estendem além dos pontos de navegação. Por diversas vezes, a equipe de NP esteve de frente com a violência urbana na Comunidade do Andaraí. Isto requereu criatividade para continuar a atuação na área. Foram utilizados outros espaços dentro da Comunidade para as palestras educativas e encontros com os profissionais de saúde, como o Renascença Clube, uma Igreja local ou o próprio Hospital do Andaraí que possibilitou a finalização do projeto.

Foi observada baixa autonomia das equipes de saúde para resolver as barreiras das mulheres. A necessidade de uma liderança local especialista em doenças mamárias e que acredite na importância do NP para melhorar o cuidado das mulheres se torna fundamental para continuidade de um PNP na Atenção Primária. Foram identificadas seis mulheres com câncer de mama em estadiamento inicial neste grupo e as mesmas foram devidamente encaminhadas para tratamento. Nenhuma paciente cumpriu a “Lei dos 60 dias” devido às filas para tratamento cirúrgico nos hospitais especializados do município do Rio de Janeiro.

Com os dados obtidos, foi observado que a Clínica da Família precisa trabalhar uma mudança de estilo de vida da população alvo, devido à alta incidência de comorbidades, sedentarismo e obesidade, fatores de risco conhecidos para câncer de mama. E devido à identificação de alto risco familiar para câncer de mama nesta população (15%), o aconselhamento genético e conduta específica para a população com risco elevado precisa ser mais explorado. Foi observado que usuárias de saúde e profissionais de saúde da Clínica da Família do Andaraí têm dificuldade na identificação de fatores de risco e atuação específica sobre o assunto. Na prática, o engajamento de especialistas em câncer de mama na Atenção Primária para a otimização da capacitação de profissionais e usuários de saúde faz-se necessário.

A relevância de atributos, de forma a determinar quais variáveis possuem maior poder de predição da quantidade de barreiras relatada pelas mulheres foram: deficiência física, idade mais avançada, obesidade, hipertensão arterial sistêmica, recomendação de realizar ultrassonografia mamária e pertencer a Equipe de Saúde da Família Esperança. Estes atributos quando identificados requerem maior atenção dos profissionais de saúde da Comunidade do Andaraí para que as barreiras para obtenção dos cuidados em saúde das mamas sejam minimizadas.

Conclusões

O PNP para câncer de mama na Comunidade do Andaraí se mostrou viável no contexto do SUS como visto em populações desfavorecidas de outros países em que este programa foi instituído. Identificou e atuou nas principais barreiras para a realização da mamografia na Comunidade do Andaraí. As principais barreiras foram problemas do sistema com programação de cuidados de saúde (100%), problemas financeiros (64%), preocupações de comunicação com o pessoal médico (58%), medo (44%) e apoio social (14%).

O PNP obteve 100% de satisfação junto às pacientes e apresentou sucesso, promovendo taxa de cobertura mamográfica de 88%. A NP promoveu aumento na taxa de cobertura mamográfica, auxiliou na transmissão de informações de qualidade, reduziu o medo da mamografia e facilitou o acesso aos cuidados de saúde da mama.

Este estudo provou o benefício do PNP para as mulheres da Comunidade do Andaraí e, espera- se que outros estudos sejam feitos para que as informações geradas em cada localidade possam reformular propostas e atividades nos cuidados em saúde mamária na Atenção Primária de saúde. Pode-se vislumbrar a efetivação do rastreamento mamário e a agilidade na realização de procedimentos e processos na linha de cuidado do câncer de mama, bem como, propor as considerações necessárias para a incorporação do PNP aos formuladores de políticas em saúde e aqueles que os ajudam no Rio de Janeiro.

Temos um grande problema no Rio e em todo o Brasil: 50% das mulheres com câncer de mama são diagnosticadas em estadiamento avançado. Todos nós sabemos que ações efetivas precisam ser incorporadas pelos sistemas de saúde para que esta situação mude. Encontrei na Navegação de Pacientes um processo intencional, proativo, colaborativo e transparente para ajudar as pessoas através do sistema de saúde, acessando serviços e superando ativamente as barreiras para um atendimento de qualidade. Definitivamente revolucionário.

Conheça mais sobre o projeto nos links:

https://www.fundacaolacorosa.com/ver_coluna.php?idColuna=25
https://globalcancerinstitute.org/global/patient-navigation-breast-cancer-brazil/
https://globalcancerinstitute.org/global/patient-navigation-rio/
https://youtu.be/g75rC__0bZc