Alterações genéticas podem predizer recaída do câncer de mama

Por Dr. Ricardo Queiroga

Cientistas identificaram mudanças genéticas que podem prever a probabilidade de recaída do câncer de mama em mulheres que tomam um tipo comum de terapia anti- hormonal. As descobertas podem, no futuro, ajudar a identificar mulheres em risco, de modo que possam receber tratamentos alternativos para diminuir suas chances de desenvolver câncer de mama secundário.

A terapia anti-hormonal melhorou as taxas de sobrevivência para pacientes com câncer de mama. Em alguns casos, no entanto, os tumores podem voltar, mesmo décadas depois. Pouco se sabe sobre como os tumores se tornam resistentes ao tratamento.

Pesquisadores da Universidade de Edimburgo estudaram amostras de tumores de pacientes com câncer de mama que estavam tomando um tipo de terapia anti-hormonal chamada inibidor de aromatase por até dois anos. Nenhuma das mulheres foi submetida a cirurgia para remover seus tumores.

A equipe analisou quais genes foram ativados e desativados nos tumores durante o tratamento. Amostras de tumores foram coletadas antes das mulheres iniciarem a terapia hormonal, dentro das primeiras semanas e após quatro meses de tratamento. Isso permitiu aos cientistas ver como o tratamento afetou os tumores ao longo do tempo.

Eles descobriram que a terapia anti-hormonal quase que imediatamente desencadeou mudanças nos genes que foram ativados nos tumores. Essas diferenças tornaram-se mais pronunciadas ao longo do tempo. Crucialmente, eles encontraram diferenças sutis nas mudanças que ocorreram em tumores de mulheres cujo câncer se tornou resistente ao tratamento.

A equipe observou que as assinaturas químicas – chamadas de alterações epigenéticas – estavam ausentes nos tumores que desenvolveram resistência à terapia anti-hormonal, mas estavam presentes em tumores que começaram a crescer novamente após encolherem inicialmente. Essas diferenças estavam presentes nas primeiras semanas de terapia anti-hormonal, sugerindo que pode ser possível prever quais mulheres têm probabilidade de recaída.

O estudo foi realizado no Centro de Pesquisa Médica do Instituto de Genética e Medicina Molecular e no Edinburgh Cancer Research UK Centre na Universidade de Edimburgo. Foi publicado na revista Breast Cancer Research.

O Dr. Andy Sims, do Instituto MRC de Genética e Medicina Molecular, disse: “A resistência ao tratamento é difícil de estudar e os experimentos de laboratório muitas vezes não se assemelham à situação dos pacientes. É a primeira vez que investigamos as mudanças genéticas” em tumores de pacientes individuais ao longo do tempo.

“Esperamos que as descobertas ajudem a desenvolver novos testes que prevejam quais mulheres em terapia anti-hormonal tendem a recair, para que possam receber tratamentos alternativos”

 

Ondas de calor persistentes podem levar a um aumento do risco de câncer de mama

 

Estudos que examinam a associação entre sintomas vasomotores (SVM) e câncer de mama não são novos, mas os resultados foram inconsistentes. Um novo estudo em maior escala conclui que as mulheres que participam dos estudos da Women’s Health Initiative (WHI) que tiveram SVM persistente têm mais probabilidade de serem diagnosticadas com câncer de mama do que as mulheres que nunca experimentaram SVM.

Os resultados do estudo foram publicados na revista Menopausa.

Os dados foram recolhidos de mais de 25.000 mulheres que participaram no WHI para este último estudo que procurou identificar uma associação entre SVM (que inclui sintomas como ondas de calor e suores noturnos) e câncer da mama. Ao longo de 17,9 anos de acompanhamento dessas mulheres, foram observados 1.399 casos de câncer de mama. Mulheres com SVM persistente (definida como sintomas que duraram 10 anos ou mais) tiveram maior incidência de câncer de mama do que mulheres que nunca experimentaram SVM.

Embora a mortalidade específica do câncer de mama tenha sido maior em mulheres com SVM  persistente, a diferença não foi estatisticamente significativa, o que significa que a SVM persistente não influenciou as taxas de sobrevida do câncer de mama.

A possível ligação entre SVM e câncer de mama continua a ser estudada por causa de uma associação comum com hormônios. Especificamente, a terapia hormonal provou ser o tratamento mais eficaz para a SVM, enquanto os níveis de hormônios sexuais também estão relacionados ao risco de câncer de mama pós-menopausa.

“Neste grande grupo de mulheres que não eram usuárias de terapia hormonal, ondas de calor persistentes e suores noturnos por 10 anos ou mais estavam associados a um aumento leve, mas significativo, da incidência de câncer de mama”, diz a Dra. JoAnn Pinkerton, diretora executiva da Sociedade Norte Americana de Menopausa. “Outros fatores de risco incluíram um índice de massa corporal elevado de mais de 30 e uso de álcool. Mais estudos são necessários em mulheres que têm ondas de calor persistentes para entender seus riscos cardiovasculares e de câncer”.